9 de julho de 2025

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) emitiu a documentação que permite ao DNIT a contratação das obras de duplicação da BR-304. Em audiência nesta quarta-feira (09) com a governadora Fátima Bezerra, o ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que o edital será lançado ainda este mês.

Com o início das obras, a duplicação terá duas frentes - uma partindo da Reta Tabajara em direção à Mossoró e outra da cidade de Mossoró em direção à capital. “O órgão ambiental do Estado está garantindo a anuência para, ainda no mês de julho, publicar a licitação da duplicação da BR-304. O RN teve a BR-101 duplicada e, logo, logo, terá a BR-304", afirmou Renan Filho.

A governadora Fátima Bezerra agradeceu os esforços do ministério e destacou que "a decisão confirma compromisso do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva que desde o início da atual gestão se colocou favorável à duplicação. É uma estrada fundamental para o nosso Estado, para nossa economia e para nosso povo".

O vice-governador Walter Alves, considerou a confirmação do edital "excelente notícia. Esta obra ficará marcada no presente e no futuro do nosso Estado. Só temos a agradecer ao ministro Renan e ao presidente Lula".

BR-304 conecta RN ao Ceará

A BR-304 é a rodovia federal que percorre todo o Rio Grande do Norte de leste a oeste. A duplicação é uma das obras prioritárias do RN e foi inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) pela governadora Fátima Bezerra.

É a principal rota de integração do RN ao Ceará, passando por todas as mesorregiões do Estado: Litoral, Agreste, Central e Oeste. A estrada também é responsável pela circulação de pessoas e mercadorias entre Natal e os principais municípios potiguares, favorecendo o desenvolvimento econômico e social.

De acordo com o DNIT, a duplicação da BR-304 será realizada em lotes, com a licitação dos dois primeiros trechos confirmada agora para este mês de julho.

O primeiro lote tem 38,1 quilômetros, no trecho entre o entroncamento da BR-226 (Reta Tabajara) e o município de Riachuelo. O segundo, com 57,6 quilômetros, conecta os municípios de Mossoró a Assu.

FOTOS: FÁBIO DUARTE/ASSECOM E CANIDE SOARES

 

8 de julho de 2025


 O Rio Grande do Norte ganhará um novo Batalhão de Polícia Militar (BPM), que será sediado na cidade de Ceará-Mirim, e vai atender cidades do Leste Potiguar e do Mato Grande. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (8), em reunião da governadora Fátima Bezerra com prefeitos de seis municípios dessas regiões.
Com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Araújo, e da delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, os prefeitos de Ceará-Mirim, Ielmo Marinho, Maxaranguape, Pureza, Rio do Fogo e Taipu trouxeram suas preocupações com a segurança nos municípios.

Após transmitirem todas as preocupações e demandas para o Governo do Estado, os representantes municipais ouviram da governadora Fátima uma mensagem de solidariedade e de parceria. Ela explicou os avanços que já foram feitos na região, e destacou que entende a necessidade de ampliar as ações de segurança.

 “Hoje, nós temos 148 policiais militares e 12 viaturas compondo o efetivo dessa região. Comparando com o efetivo que tínhamos antes, houve realmente um incremento, mas se faz necessário aumentar mais esse efetivo, que é o que vocês estão pleiteando aqui”, disse a governadora Fátima Bezerra.

“Tudo isso só foi possível graças aos esforços que temos feito, como os nove concursos na área da segurança em seis anos”, informou Fátima. Desses concursos, cinco foram só na Polícia Militar, o que resultou na nomeação de mais de 2.400 novos militares.

O resultado desse investimento também foi apresentado no encontro. “Nós conseguimos resultados positivos com isso. Na série histórica de crimes violentos, os chamados homicídios, em Ceará-Mirim, vemos que de 2011 a 2017 chegamos a 142 mortes naquela cidade. Agora, em 2025, estamos com quatro homicídios registrados, pontuou a governadora, citando dados do Fórum Nacional de Segurança Pública.

 Vendo os resultados positivos, mas ainda a necessidade de seguir investindo na segurança, a governadora Fátima fez um importante anúncio para o grupo de gestores: “vai ter um batalhão em Ceará-Mirim”. Ela defende que se o trabalho dá resultado, é necessário avançar cada vez mais.

 “Essas razões que os senhores colocaram aqui, para solicitar a implantação de um batalhão em Ceará-Mirim, são por demais pertinentes. Com isso vamos fortalecer as ações de segurança não só em Ceará-Mirim, mas também em Taipu, Maxaranguape, Pureza, e todas as cidades da região”, destacou a governadora. 

 O decreto criando o novo batalhão - o 17º na organização da Polícia Militar no Estado -, já está sendo preparado e deve ser publicado no Diário Oficial até a próxima semana.

O secretário de Segurança, Coronel Araújo, adiantou quais as próximas diligências a serem tomadas emrelação à instalação do novo BPM.  “A partir de segunda-feira vamos montar, junto com o Coronel Pessoa, secretário de segurança de Ceará-Mirim, a estrutura do batalhão, o desenho da alocação das companhias nas cidades. Temos 370 policiais fazendo curso de formação, e assim que eles se formarem, uma parte vai ser alocada para atender a esse batalhão e demais cidades”, explicou Araújo.

Atendendo também a um pedido do grupo de prefeitos, o Governo do RN vai adotar, enquanto não se institui o novo batalhão, medidas de reforço do policiamento na região através de diárias operacionais. A demanda foi prontamente atendida pela governadora Fátima Bezerra.

A delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, destacou os avanços da instituição na região. Citando os dados apresentados pela governadora, ela destaca que dos quatro homicídios registrados em Ceará-Mirim, três já foram elucidados. “Eu faço muita questão de dizer porque não é falácia, não é conversa. Isso está nos inquéritos, são processos. Esse é um dado muito importante, e faço questão de dizer isso pois tenho muito orgulho das equipes de trabalho”, disse a delegada.

“Quero tranquilizar vossas excelências, enquanto autoridades que gerenciam os municípios. A região do Mato Grande não tinha, mas hoje tem um núcleo de investigação qualificada (NIQ). E o nosso modelo de investigação qualificada e inteligência é modelo, está sendo replicado, e vai ser discutido no Conselho Nacional dos Chefes de Polícia que acontecerá em Fortaleza”, completou Ana Cláudia Saraiva.

O prefeito Antônio Henrique, de Ceará-Mirim, agradeceu em nome da comitiva de prefeitos, a sensibilidade do Estado em atender as demandas do povo do Mato Grande. “O mais importante daqui é que conseguimos alcançar o pleito que a gente trouxe. Então, quero só agradecer ao Governo do Estado pelo atendimento às nossas demandas, e pela sensibilidade em aumentar o efetivo para que a segurança chegue muito mais forte para a nossa população”, disse Antônio Henrique.

Além das autoridades já nominadas, estiveram presentes na reunião o Secretário de  Governo e Relações Institucionais, Adriano Gadelha; os prefeitos Márcio Luiz “Cici” Pereira (Rio do Fogo), Ricardo Brito (Pureza), Fernando Batista Damasceno (Ielmo Marinho), Professora Nira Freitas (Maxaranguape) e Ariosvaldo Bandeira “Louvado” Júnior (Taipu). O prefeito de Nísia Floresta e presidente da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (Amlap) também esteve presente endossando o pleito.

Também participaram seis vereadores do município de Ceará-Mirim: Zélia Santos, Professora Erineide, Professora Elizete, Sueli Coutinho, Cristina Severo, Bruno César, e Marcone Barbosa (presidente da Câmara). Coronel Pessoa, secretário de segurança de Ceará-Mirim, e Júlio César, ex-prefeito da mesma cidade, também acompanharam a reunião.

FOTOS: CARMEM FELIX/ASSECOM


O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”, administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), agora conta com cobertura total de Wi-Fi gratuito para o público. A novidade garante mais comodidade aos visitantes, que podem acessar a internet de forma simples e segura durante a permanência na área do Bosque dos Namorados, local de uso público da Unidade de Conservação.

Para se conectar, basta procurar a rede “Pau-Brasil” no celular, tablet ou notebook e aproveitar o momento, seja para trabalhar, estudar, compartilhar fotos das trilhas, pesquisar sobre a fauna e flora da Mata Atlântica potiguar, ou apenas navegar. A iniciativa reforça o compromisso do Idema com a inclusão digital, inovação e bem-estar dos frequentadores do Parque, um verdadeiro refúgio ecológico no coração de Natal.

Para a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, o novo serviço amplia as possibilidades de uso do espaço. “Nosso objetivo é sempre proporcionar uma experiência acolhedora e educativa. A internet gratuita possibilita que mais pessoas compartilhem o que vivenciam aqui, divulguem a importância da conservação e, ao mesmo tempo, desfrutem de momentos de lazer com mais praticidade. “O Parque das Dunas é um importante centro de educação ambiental e de convivência com a natureza. Ter acesso à internet gratuita neste lugar significa conectar mais pessoas a informações relevantes sobre conservação, biodiversidade e sustentabilidade”, ressaltou.

O coordenador de Tecnologia da Informação (TI) do Idema, Roberval Cardoso Jr., destacou a importância da iniciativa. “A instalação do Wi-Fi foi pensada para atender às necessidades do público, sem comprometer a experiência de contato com a natureza. A rede é segura, fácil de acessar e oferece ao visitante a oportunidade de desfrutar do espaço com ainda mais autonomia, estimulando o compartilhamento de conhecimento”, finalizou Roberval.

 













NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo