6 de novembro de 2011



As mudanças educacionais em curso no sistema de ensino brasileiro e mundial têm estimulado o surgimento de novas metodologias de ensino. A tradicional pedagogia do quadro, giz, professor tem sido constantemente substituída por aulas diferentes que objetivam contextualizar os conteúdos e enriquecer o conhecimento científico adquirido pelos estudantes nos livros e manuais didáticos. Diante disso, No último sábado, 05 de novembro, a Escola Estadual Elita Monte realizou uma aula de campo no rio Ivipanim para os alunos do ensino fundamental II e ensino de jovens e adultos (EJA). A aula começou no marco zero localizado defronte a igreja matriz e continuou durante o percurso que se estendeu da praia do pontal até a salina Morro Branco e abordou temáticas como: mecanização das salinas,destruição dos manguezais e dunas, química do sal, ocupação irregular do leito, assoreamento e outras questões pertinentes. Para os alunos esta foi uma experiência de aprendizagem impar, pois foi possível adquirir importantes informações sobre o rio numa perspectiva interdisciplinar, rompendo com a fragmentação do saber que caracteriza o cotidiano escolar. Isto ocorreu porque a aula foi ministrada por geógrafos, historiadores, sociólogo, químico e outros professores que trataram de temáticas relacionadas ao seu campo de conhecimento, de modo que o rio foi estudado como uma totalidade que pode ser compreendida por meio do diálogo entre os vários saberes científicos. A escola está de parabéns por haver proporcionado aos estudantes este momento de aprendizagem contextualizada e interdisciplinar.

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