Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
23 de novembro de 2012


A entrevista de hoje é com o senhor Manoel Cunha Neto, 42 anos, casado, pai de dois filhos, formado em agronomia pela a UFERSA, aluno do curso de direito da UERN, ex-vereador, ex-vice-prefeito e atualmente encerrando o seu segundo mandato como prefeito de Areia Branca, eleito pelo o Partido Progressista (PP).
Blog: Com que idade o senhor ingressou na política?
Souza: Ingressei aos 21 anos, como vereador.
Blog: Isto foi gratificante para o senhor e não atrapalhou o seu projeto de vida?
Souza: Na verdade eu nunca imaginei ingressar na vida pública. Fiz isso, por motivação do meu pai que sempre gostou, ajudou nas campanhas políticas e participou de atividades políticas, e tinha interesse que um filho ou parente próximo disputasse cargos públicos. Ingressei com objetivo de servir ao povo e a cidade, tenho feito isto com muita dedicação, comprometimento e afinco.
Blog: Seu primeiro mandato foi de vereador qual a avaliação que o senhor faz do mandato de vereador?
Souza: Eu busquei muito construir um mandato com a participação popular. É bem verdade que as pessoas culturalmente nunca participaram ativamente acompanhando os trabalhos do legislador, então eu sempre tive este objetivo de busca interagir com a comunidade. Fiz até um jornal na época denominado “Prestando Contas” que apresentava os projetos, requerimentos e propostas para a comunidade conhecer o trabalho do vereador. Trabalhei assim, buscando fazer com que as pessoas participassem e pudessem interagir com o nosso trabalho. O vereador é o agente político mais próximo da população, é ele quem debate as questões que envolvem o dia a dia do povo. 
Blog: O senhor foi vereador vice-prefeito e prefeito. Na sua visão, como foi o relacionamento entre o executivo e o legislativo?
Souza: Foi sempre um relacionamento harmônico, buscando construir projetos e idéias para o bem da população. O legislativo sempre foi um parceiro nas principais causas do município de Areia Branca. Eu entendo que o legislativo é quem busca aperfeiçoar as leis, enquanto o executivo encaminha as varias propostas de leis que serão implementadas no município, e a câmara tem uma participação importante, seja aprovando, melhorando, discutindo ou aprimorando estas leis. O importante é que o legislativo tem sido presente aprovando os projetos do interesse da sociedade.
Blog: Dizem que na política se constrói amigos e muitos inimigos, para o senhor esta afirmação é correta?
Souza: Eu não acho que construí inimigos na política. Acho que tenho adversários políticos, o que é natural, e é esperado que as pessoas também tomem partido. Mas, graças a Deus eu estou encerrando o meu segundo mandato como prefeito e não construí inimigos, tenho apenas alguns adversários, pois é natural que as pessoas discordem, tenham opiniões e lados diferentes, mas inimigos não.
Blog: Na sua visão, durante o tempo que tem estado na política, o comportamento eleitoral do povo tem mudado?
Souza: Com certeza o povo de Areia Branca, hoje, não vota da mesma forma que votava antes, eles observam muito mais as propostas e plano de governo dos candidatos, nós tivemos o cuidado de construir um mandato baseado em propostas e no plano de governo que defendi nas ruas, acompanhar este plano de governo, registrar estes planos de governo e divulgar. As pessoas estão voltadas para acompanhar o trabalho do político, antes o povo ia mais a praça pública para ver o que os candidatos falavam um do outro, hoje eles querem saber quais são as ideias que os políticos defendem com o exercício da democracia o povo está mais preparado para avaliar e decidir em quem votar.
Blog: Qual foi o seu melhor momento na política?
Souza: Eu considero que toda vez que consegui aprovar algum projeto, colocar uma idéia em pratica daquilo que sonhei junto com a minha equipe, todos estes foram bons momentos. Acho que todos os sonhos que nós concretizamos foi a partir do planejamento de nossas idéias, na hora que entregamos isto a comunidade é um momento de alegria para mim. Sabemos que a administração pública é muito burocrática e muitas vezes você planta e não consegue colher o resultado do que plantou dentro do próprio mandato, mas tudo que plantamos e colhemos foi muito gratificante.
Blog: Houve algum momento difícil que pense, ou diga, eu não queria ter passado por isto?
Souza: Houve sim. Como em qualquer atividade temos momentos de alegria e tristezas, na vida pública não é diferente, teve um momento muito marcante na minha vida que foi aquele que ficamos afastados do mandato por sete meses, mas também foi o momento que eu cresci e amadureci muito, pude observar o resultado do trabalho que tínhamos desenvolvido, o carinho das pessoas conosco, o sentimento de injustiça que as pessoas viam que nós estávamos vivendo, a solidariedade das pessoas, mas também foi um momento de avaliar os verdadeiros amigos, porque os amigos são aqueles das horas alegres e das horas difíceis, e é na hora difícil que reconhecemos os verdadeiros amigos.
Blog: O que fez garantir a sua volta?
Souza: Primeiramente: a certeza de que tudo que estávamos passando era na verdade uma injustiça. Depois: fé em Deus e persistência, que devemos ter na vida; os amigos que acreditaram que era possível reverter toda aquela situação; o pensamento positivo das pessoas e o desejo delas de que a gente pudesse dar a volta por cima; a confiança que a justiça seria feita e que seria corrigida a situação que estávamos vivenciando. Eu entendo que foi um conjunto de coisas que passam pela fé em Deus, pela persistência, pelas amizades que construímos e a solidariedades das pessoas.
Blog: Logo no retorno enfrentou a campanha, como sentiu o comportamento do povo na campanha após o seu retorno?
Souza: O momento mais marcante foi o nosso retorno, o povo ficou muito feliz com isto e esperava com grande expectativa, até porque o governo que tinha me substituído gerou muitos dissabores para a população, que ficou mais desejosa com o nosso retorno, e acredito que foi um momento marcante para a cidade, a gente chegando ali em pedrinhas, entrando na cidade foi um momento muito emocionante.
Blog: Como administrador que obra ou ação o senhor se sente feliz de ter realizado?
Souza: É difícil falar que obra, porque procurei construir uma administração com o lema “cidade de todos”, desenvolvendo a cidade em todas as áreas. Então não diria uma obra, nós construímos muitas obras importantes, a população é quem vai avaliar qual a melhor obra. Nós avançamos muito na infraestrutura da saúde, na infraestrutura do esporte da cidade, na infraestrutura da educação, nós avançamos na política da habitação, enfim eu digo que nos avançamos em todas as áreas de um modo geral. É difícil falar esta foi a obra mais importante, eu deixo o povo julgar.
Blog: tem alguma coisa que queria fazer e o tempo não deixou?
Souza: Sim, não só uma, eu acho que nos renovamos a cada dia nossos sonhos, mas entendo que fiz o que foi possível ser realizado dentro das limitações de ordem financeira que o município ultrapassou. Mas busquei com persistência, determinação, construir boas parcerias para promover muitas realizações.
Blog: Como foi o seu relacionamento com governo estadual e federal?
Souza: Tive um bom relacionamento com o governo Vilma e o governo Iberê, mas não tive o mesmo sucesso com o governo atual. Já o governo federal, foi um grande parceiro da nossa administração tanto no período do presidente lula, como agora, no período da presidente Dilma. Consegui construir uma boa relação com os mandatos da deputada federal Sandra Rosado, Fátima Bezerra e com o mandato do deputado Paulo Wagner, e do senador Garibaldi Filho e da deputada Larissa. Foram mandatos parceiros da nossa administração junto aos governos federal e estadual.
Blog: No seu mandato criou o Polo Costa Branca, isto lhe ajudou na política administrativa?
Souza: Acredito que isto ajudou a discutir o turismo na região da Costa Branca, pois anteriormente só se discutia o turismo envolvendo a capital e grande Natal. Hoje podemos dizer que no Rio Grande do Norte há uma discussão da interiorização do turismo e isto passa pela criação do Pólo Costa Branca, é tanto que hoje além do Pólo Costa Branca, temos o Pólo Serrano, Pólo do Seridó, Pólo Costa das Dunas de forma que o estado foi dividido em pólos. Então não podemos dizer que o turismo vai se desenvolver somente em Areia Branca, o turismo vai se desenvolver aqui na região. o turista vem aqui para Areia Branca, vai a Mossoró, lá tem uma estrutura hoteleira maior, o turista vai a Serra do Mel, Porto do Mangue, Grossos, Tibau, Macau, Assu. Só conseguiremos pensar turismo se pensarmos na região é preciso que os prefeitos tenham esta percepção que somente unidos faremos o turismo acontecer em nossa região.
Blog: Depois dos mandatos de vereador, vice-prefeito, prefeito por dois mandatos, agora saindo do mandato como será a vida do político Souza?
Souza: Eu serei um cidadão comum que continua gostando de Areia Branca, gostando das coisas de Areia Branca, vivendo em Areia Branca. Vou ter um tempo para ser mais pai, mais amigo, mais irmão, mais filho, enfim viver como um cidadão normal, mas sintonizado com os problemas da cidade. Não vou deixar de participar da vida política da cidade só porque estou terminando um mandato, continuarei ativamente participando, agora é claro, sem ter a responsabilidade maior que tem um gestor. Estarei sintonizado diariamente com todos os problemas da cidade. Vou ter mais tempo para reunir as comunidades, participar das discussões com as associações, porque como prefeito as responsabilidade são tantas, ter que correr atrás de dos projetos e tem que ter prazo para tudo. Então eu vou continuar sendo político e vivendo mais próximos das pessoas.
Blog: Se fosse pedir uma coisa a Areia Branca agora, o que o pediria?
Souza: Eu pediria que as pessoas defendessem cada vez mais Areia Branca para o bem de todos. Às vezes por uma questão ou outra, colocamos as questões de ordem particular, acima do coletivo que é a cidade. O que eu pediria é que as questões políticas partidárias não interferissem no desenvolvimento e no crescimento da cidade.
Blog: Se fosse agradecer?
Souza: Eu teria muito a agradecer. Agradeço primeiramente a Deus, ao povo generoso e amigo que me concedeu vários mandatos sequenciados  Um povo que me compreendeu, apoiou e ajudou. Agradeço indistintamente a todos os integrantes da nossa equipe, aos amigos que construí, ao meu partido, aos correligionários, aos empresários, aos parceiros da nossa gestão, aos presidentes de associações, a minha família. Enfim agradeço, a todos que acreditaram, me apoiaram e me incentivaram na busca de construirmos juntos uma cidade melhor para todos.

0 comentários:

Postar um comentário












NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo