2 de julho de 2013

O projeto da cura gay (Projeto de Decreto Legislativo - PDC 234/11) foi arquivado nesta terça-feira (2) após os próprios autos da proposta, deputado João Campos (PSDB-GO), apresentar um requerimento à mesa diretora da Câmara para retirar o seu projeto de pauta.  A proposta suspendia a validade de uma resolução de 1999 do Conselho Nacional de Psicologia que proíbe psicólogos de atenderem homossexuais para tratamento de uma suposta “desordem psíquica” que provocaria a homossexualidade. 
De acordo com o Regimento Interno, propostas nesse sentido não poderão ser reapresentadas novamente neste ano, podendo retornar no ano seguinte por iniciativa de qualquer deputado.
O pedido de Campos se deu após o PSDB desautorizá-lo a continuar com o projeto. Ele acabou isolado no partido e, apesar de ter retirado o projeto de pauta, disse que continua defendendo a proposta e que é competência do Congresso legislar sobre o tema.
“Há, pois, grave violação dos diretos humanos de psicólogos e homossexuais. Todavia, a manifestação pública do meu partido, por meio de nota, contrária ao projeto, inviabilizou, sumariamente, a possibilidade de sua aprovação. Por outro lado, não vou permitir que esta Casa e o governo usasse esse projeto para desviar o foco quanto às prioridades do povo, manifestadas nas ruas, a saber: saúde pública, educação, segurança pública, enfrentamento à corrupção, diminuir o desperdício, acabar com a impunidade, tomar providências em relação aos mensaleiros”, diz o deputado na justificativa do requerimento.

Já o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou mais cedo que o projeto é "preconceituoso, inoportuno e inconveniente, e essa Casa não gostaria de vê-lo aprovado".
Já o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), disse que a retirada do projeto "é a coisa certa a ser feita, diante da repercussão que a proposta provocou". Ele afirmou, no entanto, que a proposta será reapresentada no futuro. "Na próxima legislatura, a bancada evangélica vai dobrar o seu número, e a gente volta com força."

0 comentários:

Postar um comentário












NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo