Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
22 de setembro de 2013

fotos: folha SP
Trintas baleias da espécie falsa-orca (Pseudorca crassidens) encalharam na madrugada deste domingo (22), na praia de Upanema, litoral de Areia Branca-RN.
Os animais foram avistados por volta das 4h00 por um guarda noturno que realizava ronda naquela praia. Os técnicos do Projeto Cetáceos da Costa Branca foi acionado e prontamente iniciou as operações para o salvamento dos animais, que encalharam em uma área que possui muitas pedras.
Utilizando uma embarcação de pequeno porte da Capitania dos Portos, técnicos do Cetáceo da Costa Branca ainda estão no mar tentando encaminhar os animais para águas profundas. 24 foram devolvidos ao mar com vida. As outras 7 morreram, a última foi atacada por tubarões quando retornou ao mar e apareceu morta no final da tarde na praia .
Depois do árduo trabalho de salvamento que contou com auxílio de voluntários o biólogo Flavio, do projeto Cetáceos da Costa Branca, falou a imprensa que ainda é cedo para prever o que de fato aconteceu com estas baleia para que viessem à encalhar na praia de Areia Branca. Segundo ele, um dos motivos pode ter sido a desorientação do líder do grupo por doença ou outros problemas, como esta espécie anda sempre junto seguiram o líder e vieram à encalhar em Areia Branca.
A equipe do Cetáceos da Costa Branca fez uma coleta de material nos mamíferos para buscar informações que possam esclarecer o motivos do encalhe. 
O trabalho de salvamento e resgate dos mamíferos marinhos realizado pelo projeto Cetáceos da Costa Branca contou com o apoio da prefeitura de Areia Branca, através da secretaria de serviços públicos e gerencia de gestão ambiental, Policia Militar e Marinha do Brasil.

O encalhe das trinta baleias causou surpresa aos especialistas em salvamento de animais marinhos, o último encalhe na praia de Upanema foi de uma baleia jubarte em 2011 que levou 4 dias para ser devolvida em segurança ao mar. 

0 comentários:

Postar um comentário












NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo