Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
30 de maio de 2014



































Ontem quinta-feira (29), a Governadora Rosalba Ciarlini visitou duas empresas que atuam na área de energia eólica no município de Areia Branca. A Chefe do Executivo estava acompanhada do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, e dos Diretores Gerais da ACCIONA Windpower, Cristiano Forman, e da Voltalia, Robert Klein, e das prefeitas de Areia Branca, Luana Bruno e de São Miguel do Gostoso, Fafá Dantas.
A ACCIONA é uma das maiores fabricantes de componentes de aerogeradores do país. Em Areia Branca foi instalada uma fábrica para a produção de torres de concreto para aerogeradores. Com este tipo de material é possível construir torres mais altas, de 120 metros, que significam maior eficiência na produção de energia.
No local, a Governadora pode conhecer o galpão de fabricação e a zona de armazenamento das peças. Em um mês é possível produzir até 8 torres completas. O que garante emprego a 400 pessoas. A prefeita Luana Bruno agradeceu as empresa por se instalarem no município trazendo desenvolvimento econômico com geração de novos empregos “A instalação de uma fábrica como essa no município significa mais trabalho para a população e saber que o Governo do Estado apoia essa iniciativa nos deixa muito satisfeita”, disse a prefeita de Areia Branca.
A produção da ACCIONA tem como principal destino os complexos eólicos São Miguel do Gostoso e Areia Branca, em fase de construção pela empresa Voltalia, também instalada na região. Apenas 4km separam a fábrica do Parque Eólico Carcará II, um dos três de Areia Branca. A proximidade reduz custo, problemas logísticos e impactos ambientais.
Complexo Eólico
O Complexo Eólico de Areia Branca terá capacidade de gerar 90MW incluindo três parques eólicos: Carcará I, Carcará II e Terral. No Carcará II, a chefe do executivo conheceu a obra que emprega 750 pessoas.
Ao todo serão 30 turbinas, subestação e linhas de transmissão. Quando estiver pronto, no segundo semestre, o Complexo terá capacidade de gerar energia para 650 mil pessoas.
Recentemente o Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 1 GW de energia gerada por parques eólicos. O primeiro estado a atingir esse número, com destaque internacional. “Avançaremos ainda mais na geração de energia eólica, basta ver o potencial que temos e o interesse dos investidores que continuarão recebendo nosso apoio”, disse a Governadora.
Os executivos das duas empresas agradeceram aos parceiros e elogiaram as ações do Governo do Estado para promover a geração de energia eólica.  “O Brasil precisa de governantes como a senhora, que tem coragem de tomar atitudes anti-políticas e de desenvolvimento sustentável", disse o Diretor Geral da ACCIONA.
Da comitiva da prefeita de Areia Branca, Luana Bruno, presente ao evento ontem fizeram parte os vereadores e presidente da Casa, Sandro Góis (PV), vice-presidente Antônio Luiz Neto, “Tonho da Cohab” (DEM), Duarte Júnior (PR), Dijalma da Silva Souza (PMDB), Antônio Carlos de Souza (PC do B), Aldo Dantas (PMDB), João Paulo Borja (PC do B), Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PSB), e José Nazareno de Lemos (DEM). Entre os secretários e gerentes da administração municipal, presença dos titulares das pastas da Saúde, José Bruno Filho, e dos Serviços Públicos, empresário Cleodon Bezerra, gerente de turismo do município Viviane Araújo, a secretária de relações institucionais Núbia Dantas e o secretario executivo da prefeita Victor pórfiro.
Fotos: Erivan Silva e  Ivanízio Ramos



0 comentários:

Postar um comentário












NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo