29 de dezembro de 2018
QUEM É O DEPUTADO SOUZA NETO
Servidor Público Federal do INSS, com formação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró, hoje UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Natural do Município de Grossos e idealizador da institucionalização do Pólo Costa Branca.

TRAJETÓRIA POLITICA
Iniciou sua vida pública como vereador em 1992, na cidade de Areia Branca. Eleito e reeleito como vice prefeito do Município de Areia Branca (1996 a 2000 e 2000 a 2004). Eleito e reeleito prefeito do Municipio de Areia Branca (2005 a 2008 e 2009 a 2013). Eleito e reeleito deputado estadual (2014 a 2018 e para o período 2019 a 2022).

METAS DO MANDATO
O deputado Souza tem atuado fortemente nas defesas da indústria salineira; da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN; do processo de regionalização da saúde; da interiorização do turismo, a partir do fortalecimento dos pólos turísticos; da política de recursos hídricos; da política de pesca e de agricultura familiar.

DESTAQUES DA ATUAÇÃO PARLAMENTAR

INDÚSTRIA SALINEIRA

O deputado Souza atuou fortemente na defesa de pautas de competência do estado de interesse da indústria salineira. Para isso realizou audiência pública logo no inicio do seu mandato em 2015. Entre as pautas defendidas estão a garantia da isenção de parte do ICMS, como incentivo a produção e a manutenção dos empregos gerados. A indústria salineira promove muitos empregos diretos e indiretos e é responsável pela geração de divisas para o estado e para os municípios. Um outro ponto a destacar foi a reativação do escritório do IDEMA em Mossoró para possibilitar um melhor acompanhamento da atividade e licenciamento ambiental.

INTERIORIZAÇÃO DO TURISMO
Quando prefeito de Areia Branca, Souza defendeu uma política regional de turismo a partir do fortalecimento do Pólo Costa Branca. Na Assembleia tem defendido uma política estadual de interiorização do turismo, a partir das potencialidades dos pólos turísticos. Realizou audiência pública no SESI em Mossoró para discutir a reativação do aeroporto de Mossoro. Para Souza, o aeroporto é um indutor do desenvolvimento e o Rio Grande do Norte tem retrocedido nesse aspecto em relação a outros estados, como é o caso do Ceará. O aeroporto de Mossoro foi reativado pelo Governo do Estado e a viabilidade do empreendimento é facilmente percebida com os resultados apresentados pela empresa Azul que vem operando os voos na cidade de Mossoró e que tem antecipado todas as metas que foram estabelecidas. Para Souza, o aeroporto vai inclusive fortalecer o turismo de negócios na região, pois várias empresas que atuam ou venham a se instalar no interior do estado, dependem fundamentalmente desse equipamento que incrementara o turismo na região da Costa Branca. A questão das estradas também tem sido uma constante na defesa do deputado Souza. Um exemplo claro disso foi a cobrança junto ao Governo do Estado da construção da estrada da castanha fundamental para o desenvolvimento da região e que interliga Areia Branca, Serra do Mel, Assu e Carnaubais.

CRISE HÍDRICA

Visando discutir alternativas para enfrentamento da crise hídrica no estado, o deputado Souza reuniu diversas autoridades para discutir soluções para a questão que aflige diretamente as populações nas diversas regiões do Rio Grande do Norte. O que motivou essa audiência foi o baixo nível do principal reservatório do estado que é a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, responsável por abastecer 500 mil habitantes. Estiveram presentes técnicos da CAERN, que apresentaram estudos e projetos técnicos para enfrentamento dos períodos de estiagem prolongada, entre elas sistemas adutores projetados para todas as regiões do estado, a partir da produção de poços profundos para reabastecer o sistema. Assim, foi apontada a adutora Afonso Bezerra a Pendências que se apresenta como solução para o abastecimento dos municípios de Pendências, Guamaré e Macau. A adutora da Costa Branca, que soluciona o abastecimento nos distritos de Ponta do Mel, Cristóvão e Redonda em Areia Branca, e o abastecimento do município de Porto do Mangue, entre outras alternativas discutidas para a região do Seridó e Trairi. Acrescente a sua luta para erradicação do carro pipa das comunidades de Vertentes, Campestre e Juremal no Município de Barauna através de adutora que inclusive atendeu também a melhoria do abastecimento da área urbana.

AGRICULTURA FAMILIAR

Engenheiro Agrônomo de formação, o deputado Souza articulou com outros parlamentares a criação da frente parlamentar de agricultura familiar visando reunir todos os órgãos e setores diretamente relacionados com a política de agricultura familiar no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo é fortalecer as políticas públicas de incentivo a agricultura familiar pela representatividade e importância desse setor para a economia. Entre outros resultados alcançados, está a discussão da regularização fundiária na área rural; incentivo ao crédito fundiário; programa de desburocratização lançado pelo governo denominado de "agro mais".

FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE REGIONALIZACAO DA SAUDE
O deputado Souza dedicou o mandato para o fortalecimento das ações de saúde do Hospital Regional Tarcisio Maia. No primeiro ano de mandato dedicou todas as suas emendas para ampliação dos leitos de UTI do Tarcisio Maia. Após 31 anos de história o Tarcisio Maia vai sair de 09 leitos atuais para 20 leitos. Souza tem defendido a descentralização da Central se Agentes Terapêuticos- UNICAT, Garantia de realização de hemodiálise em UTIs e a instalação de uma sala de regulação na região Oeste

0 comentários:

Postar um comentário












NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo