Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
24 de julho de 2020

Os dados epidemiológicos registrados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) no RN continuam mostrando um cenário de queda na contaminação e casos de internamento por Covid-19. A informação pode ser confirmada pela taxa geral de ocupação de leitos nesta sexta-feira, 24, que é de 74%, percentual registrado pela última vez no mês de maio passado e que se manteve sempre acima deste nível desde então.
 No entanto, de acordo com a coordenadora e articuladora das Redes de Atenção à Saúde da Sesap, Samara Pereira Dantas, ainda é necessário contar com o apoio da população e das instituições para que a pandemia continue a tendência de redução. "O cenário se mostra favorável, mantém a tendência de queda, mas é preciso ainda manter as precauções e medidas de proteção para que possa se manter positivo. A taxa de isolamento social está em 38,9%", afirmou Samara Dantas.
O número de pessoas internadas para tratamento de covid-19 é de 499 (menor incidência desde maio passado), sendo 258 em leitos críticos e 241 em leitos clínicos. Nas regiões Oeste e Metropolitana de Natal a ocupação de leitos críticos segue a média, de. O número cai para 60% na região de Pau dos Ferros, atinge 80% na região do Mato Grande e 83% no Seridó. Na primeira regional de Saúde, com sede no município de Santo Antônio, os cinco leitos de UTI disponíveis para Covid estão todos desocupados. A fila de regulação no início desta manhã tinha apenas 2 pacientes aguardando transporte sanitário.
Os casos confirmados somam 46.683 (627 mais que ontem), casos suspeitos atingem a marca de 58.714 (mais 806), há 72.645 casos descartados, as mortes confirmadas somam 1.666 (3 nas últimas 24 horas) e há 198 óbitos em investigação.
4,7 MILHÕES DE MÁSCARAS DISTRIBUÍDAS
O Governo do RN, através do programa RN + Protegido iniciou a segunda fase da produção de 7 milhões de máscaras. Em parceria com a indústria têxtil foram produzidas na primeira fase 3 milhões de unidades e a meta nesta segunda fase é produzir mais 2 milhões. A produção é feita pelas oficinas de costura do programa Pró-Sertão, no interior do Estado, e assegura o emprego de 4 mil costureiras.
O Controlador Geral do Estado (Control), Pedro Lopes, coordena a ação estadual e informa que os 3 milhões de máscaras da primeira fase foram todas distribuídas e, somadas às da segunda fase, o Governo do RN já contabiliza a entrega de 4,7 milhões de unidades beneficiando população estimada em 2 milhões de norte-rio-grandenses.
Desde a última segunda-feira, o Governo, através da Defesa Civil e em parceria com a Cruz Vermelha, vem distribuindo máscaras à população. Foram entregues 10 mil máscaras em Natal, Parnamirim, Mossoró, Grossos, Tibau, Areia Branca, João Câmara, Ceará Mirim e Currais Novos e nas praias de Genipabu e Maracajaú. Nesta quinta-feira, 23, foram distribuídas 2 mil máscaras no bairro Planalto, em Natal, e 5 mil em Parnamirim.
Nesta sexta-feira, a Defesa Civil do Estado faz distribuição de 5 mil máscaras na cidade de Nísia Floresta. No sábado, 25, em parceria com a Cruz Vermelha e com o Conselho de Segurança do bairro Potengi e apoio da faculdade Estácio zona norte, a Defesa Civil faz uma blitz na avenida João Medeiros Filho (estrada da Redinha), próximo a Caixa Econômica Federal, para entregar diretamente à população mais 5 mil máscaras. Também a população de Canguaretama e das praias de Barra do Cunhaú, Pipa e Baía Formosa serão beneficiadas com a distribuição de 5 mil unidades.
O programa Pacto Pela Vida está viabilizando a entrega em parceria com as equipes das polícias militar e civil e corpo de bombeiros. Na próxima semana continua a distribuição nos municípios com maiores índices de contaminação. "Esse é mais um dos trabalhos do Governo do Estado visando proteger a saúde da população. O RN hoje é destaque positivo no cenário nacional no enfrentamento da Covid por continuar a reduzir os casos. Mas não dá para relaxar. É preciso ainda ficar em casa, só sair se realmente necessário, usar máscara, obedecer ao distanciamento social e lavar frequentemente as mãos", encerrou Pedro Lopes.
FOTOS: SANDRO MENEZES

0 comentários:

Postar um comentário












NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo