Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
22 de julho de 2020

Estamos com Lílian Débora Alves do Nascimento, a primeira Pessoa Surda de Areia Branca a concluir o Ensino superior e vamos nos inteirar com a mesma como se deu esse processo, falar sobre as dificuldades enfrentadas, mas também as superações.

Blog.: Olá, Lílian! Dia 13 próximo passado, você apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cujo Título: “ENSINO DE LIBRAS NA ESCOLA REGULAR: NARRATIVA (AUTO) BIOGRÁFICA” sugere que você falou de sua trajetória acadêmica. Como se deu esse processo? Lílian: Estou me sentindo muito feliz por esse sonho realizado e agradeço ao Blog essa oportunidade. Sim. Conclui o Curso de Pedagogia na UERN pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). E a Monografia me permitiu percorrer na memória minha trajetória de pessoa com surdez desde a infância, adolescência e juventude falando da minha vida escolar, pessoal e profissional descrevendo até o momento presente.
Blog.: Você sentiu dificuldades neste último período com as aulas por chamadas de vídeos em razão da pandemia? 
Lílian: Não muito. Por que já era uma prática utilizarmos a plataforma digital para alguns trabalhos. Deu tudo certo. Eu tive o acompanhamento de Intérprete de Libras em todas as chamadas e apresentações de trabalhos. Fiquei um pouco nervosa no início da apresentação da monografia, mas depois relaxei, deu tudo certo e fui aprovada. 
Blog.: Você é Instrutora de Libras. Como foi sua formação? E Libras foi a única metodologia usada na sua educação escolar? 
Lílian: Sim. Sou Instrutora desde 2002. Participei do Curso de Capacitação para Instrutores Surdos promovido pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos- FENEIS / Secretaria de Educação Especial MEC/FNDE em parceria com a SEEC - Secretaria do Estado de Educação, Cultura, Desportos do RN. E não. Passei por várias outras meios didáticos pedagógicos como: Oficina da fala; Leitura labial; uso do Aparelho Auditivo; Método Verbotonal; Fonoterapia. Todos foram importantes para a minha aprendizagem. Mas a Libras, para mim e para a maioria dos surdos foi/é fundamental. É a nossa identidade. 
Blog.: Você encontrou dificuldades na Universidade ou se sentiu realmente incluída? 
Lílian: Sim. Mas sempre enfrentei desafios. E na Universidade não foi diferente. Procurei não parar diante das dificuldades, encarei como estímulo à superação. Por fim, foi gratificante para mim dar esse passo. Espero poder servir de inspiração para outras pessoas com deficiência auditiva, outros tipos de deficiência, transtornos, limitações e/ou outras condições. Quanto à Inclusão é um processo que vai acontecendo aos poucos. Me senti incluída sim, mas ainda enfrentei barreiras. Na UERN existe o Departamento de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) que nos deu suporte com os Intérpretes de Libras e atende outros públicos também. 
Blog.: Você é funcionária pública municipal. Trabalha em qual Escola? Fale um pouco do seu trabalho: 
Lílian: Sim. Sou concursada e efetivada desde o ano 2006. Trabalhei no CEESLAUVA. Mas sou lotada atualmente na Escola Municipal Vingt Rosado Maia como Professora de Libras. Desde o ano de 2017 a referida Escola adotou o Bilinguismo em sua estrutura curricular que é o ensino de Língua brasileira de Sinais (Libras) paralelo ao ensino da Língua Portuguesa. 
Blog.: Que mensagem você quer deixar? 
Lílian: Nos livros que pesquisei, haviam relatos, de pessoas surdas e de profissionais que trabalham junto às mesmas. E em muitos me identifiquei ou identifiquei situações ocorridas comigo ou com colegas surdo/as também. E foi bom ver esse público ganhando voz. Ainda não da maneira como gostaríamos, mas com alguns avanços para a tão falada inclusão Social que talvez ainda esteja distante, mas já desponta para a acessibilidade. E isso é o que faz a EDUCAÇÃO. Por ela passam as mais diversas iniciativas que vão adquirindo forma e de repente se torna uma Lei, se muda uma estrutura, se criam pontes onde antes haviam abismos. ESTUDAR é muito importante. A Faculdade, não foi fácil, mas foi boa a experiência e me fazer refletir que ainda tenho muito que aprender. Enfim, foram quatro anos de lutas e de aprendizado. Teve falhas? -Sim. Mas as conquistas foram bem maiores. Mais uma vez Obrigada! 
Blog.: Nós é que agradecemos e lhe parabenizamos! Fique à vontade para seus agradecimentos: Lílian: Gratidão a Deus; à minha família em especial meus Pais: José e Leonice; à minha filha Jamile; aos Amigos e Amigas surdo/as e/ou ouvintes, Colegas de trabalho e companheiro/as da jornada e também à todas as minhas Professoras desde o Ensino Infantil e Fundamental “I” à Universidade. Obrigada aos Intérpretes que me acompanharam na minha vida escolar e aos meus alunos que me fazem aprender todo dia. Agradeço à você pela gentileza. Enfim, gratidão por todos que abraçam a causa e creem na construção de uma sociedade inclusiva a partir de cada um de nós. (O Blog informa que cumprindo as orientações de isolamento social, esta entrevista foi realizada por meio digital e não houve a necessidade de Intérprete).

0 comentários:

Postar um comentário












NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo