Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
30 de julho de 2011

Diante da iminência por parte do governo dos EUA de suas obrigações financeiras pela primeira vez por causa da falta de acordo entre o governo Obama e o Congresso sobre o teto da dívida norte-americana, o blog listou dez moratórias históricas. São elas:
Alemanha, 1931 - A Alemanha foi sufocada financeiramente após o fim da primeira Guerra Mundial, tendo sido obrigada a ressarcir as nações aliadas. A crise de 1929 foi o estopim da moratória.
Itália, 1940 - Mussolini, aliando-se a Hitler na Segunda Guerra Mundial, levou a Itália a gastos excessivos com armas e exército, quebrando as contas públicas e levando o país a decretar moratória.
México, 1982 - A economia mexicana, altamente atrelada à norte-americana e então combalida pelas duas crises do petróleo (1973 e 1979), quebrou quando os EUA aumentaram os juros, tornando o pagamento da dívida inviável.
Chile, 1982 - O Chile também foi afetado pelo aumento dos juros norte-americanos. Sem crédito, o ditador Augusto Pinochet decretou moratória por 90 dias.
Polônia, 1982 - A primeira de muitas moratórias da década de 1980 decretadas pelo governo polonês. A economia do país era fortemente atrelada à da União Soviética, sempre no vermelho e com inflação alta.
Brasil, 1987 - O enorme endividamento da economia brasileira na década de 1980 levou o então presidente José Sarney a decretar a suspensão do pagamento aos credores no dia 20 de fevereiro daquele ano.
Rússia, 1998 - A crise asiática de 1997, o rublo desvalorizado e a queda do preço internacional do petróleo abalaram os alicerces da economia russa, levando o então presidente Boris Ieltsin a decretar moratória.
Argentina, 2001 - A moratória argentina foi a maior da história: US$ 150 bilhões. Os credores tiveram que aceitar uma proposta que previa o pagamento de apenas 30% do valor total da dívida, e o país até hoje paga o preço da desconfiança internacional.
Equador, 2008  -  Com a popularidade em baixa, o presidente Rafael Correa decretou a moratória — mais uma na história do país, que fez o mesmo em 1999 e 2001 — que anunciava desde 2006.
Dubai, 2009  -  A crise econômica internacional atingiu em cheio o Dubai em plena especulação imobiliária. A holding estatal Dubai World anunciou a suspensão por seis meses do pagamento de uma dívida de US$ 14,2 bilhões.

0 comentários:

Postar um comentário












NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo