7 de março de 2012


Estado vai levar a jovens e adultos a metodologia do Telecurso

 Tem novidade para a educação do Rio Grande do Norte: nesta quinta-feira, 8 de março, será apresentado um programa que vai oferecer uma oportunidade de aceleração de estudos para jovens e adultos em distorção idade-ano escolar.  Nesta primeira fase, 10.500 alunos vão acompanhar as aulas nas escolas da rede estadual da Educação e 500 educadores serão formados pela metodologia do Telecurso. Alunos do segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também vão participar do programa, que tem previsão de começar em abril deste ano. 
 Às 9h, durante a sessão solene de abertura da I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, a secretária de Estado da Educação do Rio Grande do Norte, Betânia Ramalho, o superintendente executivo da Fundação Roberto Marinho, Nelson Savioli e a gerente geral de Educação da instituição, Vilma Guimarães, formalizam a implementação do programa que estará presente em dez Diretorias Regionais de Educação: Natal, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Angicos, Açu, Mossoró  Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara. A reunião do Consed acontece no Hotel Pirâmide, em Natal – Via Costeira.
 A metodologia do Telecurso® propõe uma aprendizagem contextualizada e colaborativa. Sua concepção pedagógica utiliza a cultura popular e explora as peculiaridades e regionalismos para trazer a vida para dentro da sala aula. Na cartilha dos principais pesquisadores na área de educação é esse o caminho: valorizar a experiência de cada aluno, apropriando-se dos mais modernos recursos tecnológicos, e oferecer a ele a oportunidade de buscar o próprio conhecimento, com vontade de sobra e  autonomia.
Nesse contexto, o papel do professor é fundamental. É dele a missão de mediar a aprendizagem e motivar o aluno. Para isso, eles também recebem uma formação continuada na metodologia do Telecurso®.
 O Telecurso® é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Fundação Roberto Marinho.
 Com aulas presenciais, o Tele-curso® utiliza em sala de aula um material elaborado especialmente para o programa, por alguns dos mais experientes educadores, mestres e doutores das principais universidades brasileiras. 
 O índice de aprovação do Telecurso®, que chega a mais de 90%, é um dos principais motivos que levaram os governos estaduais do Rio de Janeiro, Acre, Amazonas, Pernambuco e o município de Belo Horizonte a adotarem o programa como política pública de ensino. Como indicador de sua importância para a educação no país, o Telecurso® foi escolhido, em 2001, como currículo de referência nacional para a avaliação de jovens e adultos por meio do Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja).
A organização curricular do Telecurso® é modular e sua metodologia trabalham a construção coletiva do conhecimento, correlaciona conceitos com o cotidiano, possibilita uma abordagem interdisciplinar e gera o prazer de aprender. A metodologia  propicia a criação de um ambiente de aprendizagem, pesquisa, construção e criatividade no qual professores formados nela e apoiados por livros didáticos do Telecurso tornam-se dinamizadores do processo e os seus alunos co-responsáveis pelo seu próprio processo de aprendizagem.
Hoje, a tecnologia educacional Telecurso® e o seu material didático são reconhecidos nacional e internacionalmente como uma tecnologia que promove qualidade na educação, tendo sido implementada em mais de 30 mil salas de aula e beneficiado mais de seis milhões de pessoas em todo o Brasil. Atualmente está presente no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC – 2010.

0 comentários:

Postar um comentário












NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo