Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
18 de março de 2020
 possível sonhar. É possível mudar.
O Dia Internacional da mulher representa um dia de luta em memória às mulheres trabalhadoras da fábrica que lutavam pela redução da jornada de trabalho e por melhores condições de vida. A partir desse fato histórico outras questões femininas foram sendo trazidas, visto que, a cada dia, a mulher foi conquistando espaços, mas também, enfrentando preconceitos, racismo, misoginia e dignificando sua própria existência. Considerando que o ano de 2020 é um ano político ficamos nos perguntando se havia registro sobre o assunto? No Blog Era uma vez Areia Branca, encontrei um texto intitulado: “A Mulher na Política Regional:
o pioneirismo potiguar, o mito mossoroense e as mulheres de Areia Branca”, de Gibran Araújo. O texto traz novidades, principalmente, em relação ao mito Celina Guimaraes – a primeira mulher a votar em nosso RN em 1928. Já que nosso Estado foi o primeiro a regular o voto para ambos os sexos. No entanto, em 1905, Alzira Nogueira Reis, Cândida Maria Souza e Clotilde de Oliveira foram as primeiras eleitoras do Brasil e da América Latina. Ele nos apresenta Julia Alves Barbosa – uma das fundadoras da Associação de Eleitoras
Norte-rio-grandenses e eleita em 1928 como vereadora em Natal. Em seguida relata que Luiza Alzira Soriano (Viúva e mãe de 03 filhos) – foi eleita Prefeita de Lajes/RN e primeira prefeita da américa latina, em 1928. Mais tarde, em 1934, Maria do Céu Pereira Fernandes foi eleita a 1ª Deputada Estadual do RN e deputada mulher do Brasil. Com mandato cassado em 1937.
Em nível local Gibran refere que em 1948, Maria Mendes de Góis – Bisneta de Joca Soares e secretária do prefeito Luiz Fausto de Medeiros foi nomeada como Prefeita de Areia Branca/RN. Assumiu o cargo no período de 20 a 24 de novembro de 1945 e de 17 de dezembro de 1945 a 16 de fevereiro de 1946.
Em 1948, a Câmara municipal dispunha de 14 vagas e destas, Ana Medeiros da Costa e Maria Luiza de Carvalho foram eleitas vereadoras. Elas foram eleitas por mais 03 mandatos: de 1952, de 1954 e de 1958.
Anos após também ingressaram na Câmara Geralda Cruz de S. Duarte e Luiza Emília Ferreira.
Na década de 60 a 80, a areiabranquense Ozelita Cascudo Rodrigues destacou-se como educadora e ativista política. Criou o senado das mulheres.
Lembramos também a enfermeira Rita Fernandes de Souza que teve mandato legislativo e uma grande preocupação social, principalmente em relação aos idosos.
Nas eleições de 2004 foram eleitas: Maria das Graças Edmundo de Souza e Sueli Souto Xavier.
Também destacamos Luana Pedrosa Bruno e Lidiane Michele que foram eleitas como prefeita e vice prefeita para o mandato 2012 a 2016.
Atualmente Iraneide Xavier Cortez Rodrigues Rebouças foi eleita como prefeita e Rebeca Melo eleita vereadora para o período de 2017 a 2020.
Nos mandatos femininos neste município o que mais marcou? A Defesa dos direitos da mulher? Ou foram apenas cumpridoras de orientações patriarcais e machistas? Qual legado destas mulheres para a causa feminina? E as que chegam e pretendem ocupar estes espaços: qual propósito? Qual legado?
Além do campo político diversas mulheres se destacam no município. A mulher ocupa diversos mercados de trabalho, além de ser mãe e mulher.
É fácil homenagear mulheres que tem um destaque na mídia, mas há tantas que lutam dia a dia no intuito de educar, sobreviver e contribuir com os demais. Nesse sentido destacamos: D. Francisca de Assis Gomes (agricultora do Canto do Amaro), Suzete Ramalho Damasceno (CMDCA), D. Maria das Dores (catequista), Maria Antônia da Silva (Escola Especial e COMUDE), Francelina Cruz (religião de matriz africana) e D. Menininha (106 anos). Há mulheres nos diferentes campos de trabalho: desde a pesca às energias renováveis.
Esperamos que neste pequeno município muito se faça aproveitando as contribuições da mulher e possamos eliminar as diferentes formas de opressão, submissão e negação de sua importância no mundo.
A palavra de ordem é sororidade: torcemos por todas.
Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. O conceito da sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros.
OZELITA RODRIGUES
FRANCELINA CRUZ
SUZETE RAMALHO
D. FRANCISCA GOMES
MARIA ANTONIA DA SILVA
D. MENININHA
SUELI SOUTO
MARIA DAS GRAÇAS
MARIA DAS DORES
Por: Francisca Batista

0 comentários:

Postar um comentário












NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo