Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
21 de junho de 2008
O PASTOR Ângelo Ademar D. Gonçalves. Natural do Rio Grande Sul está a três meses pastoreando a primeira Igreja Batista de Areia Branca, RN, e conversa com o blog hoje.

Blog: Qual a relação da primeira Igreja Batista de Areia Branca com o movimento Batista regular ou AIBRENR. (Associação das Igrejas Batistas Regular do Estado do RN).
Pr. Ângelo: Não há hoje nenhum vínculo com AIBRENR, não somos mais associados, foi cortado qualquer vinculo com a associação, que é o órgão representativo das Igrejas Batista Regular, somos independentes isso não quer dizer que mudamos de doutrina, porém houve uma mudança de filosofia de trabalho e visão da igreja, nosso objetivo é resgatar a visão missionária da igreja local, por isso é que trabalhamos em favor do Reino de Deus.
Blog: Como o pastor ver a relação do número de membro da igreja em relação ao número de habitantes da cidade?
Pr, Ângelo: Com preocupação, pois a igreja não cresceu proporcionalmente, ou seja, perdeu a visão de crescimento e a visão missionária, o que não é bom, em vista do propósito da existência da igreja, com ajuda de Deus vamos muda este quadro.
Blog: Como sr. explica as mudanças ou divisão acontecida nestes últimos tempos na igreja local ?
Pr Ângelo: Justamente a igreja inchou com um maior número de membros sem uma visão missionária e estratégia de trabalho, então nasce dentro da igreja liderança de grupos, que aos poucos quarem exercer uma liderança independente e isso gera conflitos entres os irmãos e a liderança da igreja, quando não há acordo vem á divisão, este foi um caso. O outro foi o próprio pastor que mudou a prática doutrinária, causando outra divisão, pois esta situação, está prevista nos estatutos da igreja, e que assim o faz deve deixar a igreja.
Blog: Hoje devido á nova metodologia ou filosofia, poderia haver uma rejeição por parte da igreja, divisão?
Pr, Ângelo: Não há esse perigo hoje, pois esse anseio por mudanças nasceu da própria igreja, com a aprovação de todos os membros, pois a um desejo em todos, de uma mudança estratégica, devido o próprio período em que vivemos. Isto é a contextualização da igreja, sem perde sua identidade e visão de ser sal e luz no mundo, levando a mensagem do evangelho a todos os povos.
Blog: Qual o envolvimento da igreja com a comunidade na cidade?
Pr, Ângelo : Ainda é pequena, porém queremos mostrar nossa cara para a comunidade, pois a mesma precisa saber que a igreja existe em função dela, ou existe para servir e participar ativamente nas questões sociais, e na preservação da moralidade e a espiritualidade de toda a comunidade, isso não é visto aos humanos, pois de quantos males o senhor tem livrado a nossa comunidade, nos cremos nessa realidade, é para isso que estamos nas comunidades, urbanas, rurais.
Blog: Qual sua visão política, e o envolvimento de evangélicos na política?
Pr, Ângelo : Todos somos políticos, a diferença está na política partidária e ideológica, a questão é que a maioria das pessoas não sabem separar ponto de vista, ideologia e questões pessoais, ai começa as agressões e conflito, isso não é democracia. No meio evangélico, isso causa quebra da unidade, pois o cristão políticos, não pode buscar só interesse denominacionais. Porém, aceito a participação dos evangélicos, pois na função política a maior prova de caráter do crente é para fazer a diferença, sempre é vista o bem da coletividade, fora disso é pecado. Também é preciso ter convicção para tal cargo, e temer a Deus, sabendo que tudo ele vê e vai prestar contas, ter sua vida ministrada pela autoridade religiosa e estar em comunhão com a igreja, preenchendo esses requisitos não vejo dificuldade.
Blog: Qual o relacionamento da primeira igreja Batista de Areia Branca com as demais denominações evangélica na cidade?
Pr, Ângelo : Antigamente o movimento Batista regular não aprovava o envolvimento da igreja local com as demais, hoje nossa visão é do reino de Deus, não há restrição quanto a nossa participação, em eventos e atividade evangelística nesta cidade.
Blog: Qual sua visão, perspectiva de trabalho, como igreja para cidade?
Pr, Ângelo: Muito boa, embora temos apenas quatro meses de trabalho e já houve grandes mudanças na igreja. Em médio prazo, as expansões das atividades missionárias para o campo Areia-branquense, vêem uma igreja sendo despertada e uma cidade muito carente do evangelho, pois temos que alcançar os viciados, homossexuais e os que estão na prostituição e tantos são os que sofrem nesta cidade sem conhecer o evangelho, que liberta através de Cristo Jesus.
Blog: A igreja desenvolve ou pretende desenvolver algum trabalho social na cidade?
Pr, Ângelo: Depende como è visto, pois para mim a igreja é o maior agente transformado de uma sociedade, só que não colocamos isto nos meios de comunicação, e tudo que fazemos é para a gloria de Deus, não temos apoio logístico ou suporte financeiro de nenhum órgão público, sem contar que temos irmãos, trabalhando em entidade sociais, que na realidade são um braço da igreja. A transformação que pregamos ela vai direto a causa (pecado), na mudança de vida operado por cristo, um novo caráter e comportamento, isso evita uma serie de atitude nociva a nossa sociedade.
 Blog: Como o senhor está vendo o surgimento de novas denominações?
Pr, Ângelo : Claro, com preocupação, pois elas não tem uma doutrina clara, sendo sempre voltada para o homem e seus interesses, com um marketing bem elaborado para agradar a todos os gostos, e não confrontando o homem com seu pecado, isso gera conflito nos coração das pessoas, e quando caem na realidade que foram enganadas, se torna acéticas, com desconfiança de qualquer denominação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Erivan...
Ótima idéia este blog...agora manda ver e nos deixe atualizados de tudo que aconte ce na AD de Areia Branca.
Falou, vou visitar o site sempre que puder e quero ver diversidade, que é o que falta nos demais.

Até mais...
Isaac Emanuel.

Anônimo disse...

Erivan, achei legal por demais a entrevista com a irmã e doutora Dayanna Campielo. É bom saber que em nosso meio, diferentemente dos tempos de outrora existem pessoas que prestam relevantes serviços à nossa cidade. É gratificante ver o desenvolvimento do povo evangélico nos diversos setores sociais. Isto declara que os evangélicos já são um povo de grande destaque dentro do cenário social.

Sem mais, saudações e até breve!

Isaac Emanuel.

Postar um comentário












NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo