11 de janeiro de 2011
Se você quer pilotar embalado pelo ronco de sua moto por muitos e muitos anos, vale à pena proteger seus ouvidos, porque, além das preocupações com uma pilotagem segura, é preciso ficar atento aos danos que o excesso de barulho do motor pode causar à saúde auditiva. De acordo com estudo do National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação), dos EUA, uma moto emite ruídos em torno de 95 decibéis (dB). Especialistas são unânimes em afirmar que ruídos acima de 85 dB podem causar alterações na estrutura interna do ouvido e perda permanente de audição; e o problema é mais agudo quanto maior for o barulho e o tempo de exposição do piloto a esse excesso de ruído. Como efeito de comparação, uma conversação normal atinge 60 dB. A exposição prolongada ao barulho de uma motocicleta pode causar nos pilotos o que se denomina "Perda Auditiva Induzida por Ruído" - conhecida pela sigla PAIR. A situação piora porque muitos motociclistas alteram o sistema de escapamento, utilizando ponteiras esportivas ou personalizadas, que elevam ainda mais o nível de ruído emitido pelas motos. Apesar de o capacete oferecer alguma barreira, a fonoaudióloga Isabela Gomes, da Telex Soluções Auditivas, alerta para a importância do motociclista se prevenir usando protetores de ouvido. "Os protetores reduzem o volume excessivo. Quem usa não deixa de ouvir o som ambiente. É uma forma de proteção eficaz para preservar a audição". Os protetores - ou atenuadores da Telex, são moldados de acordo
com a anatomia do ouvido de cada pessoa. São feitos em dois modelos: o que diminui em 15 decibéis o barulho ambiente e outro que reduz em 25 decibéis.
A grande preocupação dos especialistas é que a "Perda Auditiva Induzida por Ruído" é cumulativa; qualquer dano auditivo vai se somando ao longo do tempo. Mesmo que uma pessoa se exponha diariamente por um curto período a um ruído acima de 85 dB, os prejuízos na audição podem aumentar depois de alguns anos.
A fonoaudióloga lembra, no entanto, que existem pessoas mais suscetíveis aos altos ruídos do que outras. "O ideal é consultar um especialista e fazer um exame, chamado audiometria, para detectar se já existe alguma perda auditiva e ter as orientações necessárias para prevenir ou impedir o agravamento do problema", aconselha Isabela Gomes. Outro grave problema é o uso de aparelhos, como MP3, enquanto se dirige um hábito de muitos pilotos de moto. "Além do barulho da moto, o piloto ainda está exposto ao barulho da música que pode atingir mais de 100 decibéis, causando danos ainda mais graves. Nesses casos, o problema pode chegar mais cedo. Por isso, a prevenção é muito importante", conclui a especialista da Telex Soluções Auditivas.
A grande preocupação dos especialistas é que a "Perda Auditiva Induzida por Ruído" é cumulativa; qualquer dano auditivo vai se somando ao longo do tempo. Mesmo que uma pessoa se exponha diariamente por um curto período a um ruído acima de 85 dB, os prejuízos na audição podem aumentar depois de alguns anos.
A fonoaudióloga lembra, no entanto, que existem pessoas mais suscetíveis aos altos ruídos do que outras. "O ideal é consultar um especialista e fazer um exame, chamado audiometria, para detectar se já existe alguma perda auditiva e ter as orientações necessárias para prevenir ou impedir o agravamento do problema", aconselha Isabela Gomes. Outro grave problema é o uso de aparelhos, como MP3, enquanto se dirige um hábito de muitos pilotos de moto. "Além do barulho da moto, o piloto ainda está exposto ao barulho da música que pode atingir mais de 100 decibéis, causando danos ainda mais graves. Nesses casos, o problema pode chegar mais cedo. Por isso, a prevenção é muito importante", conclui a especialista da Telex Soluções Auditivas.
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