Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
14 de dezembro de 2011

Trinta e seis anos depois, a maior competição do futebol mundial volta a ser realizada na América do Sul, mais precisamente aqui no Brasil. É bem verdade que o evento trará bons lucros para a economia brasileira. Porém, pelo andar da carruagem, as receitas não serão superiores aos déficits que o evento deixará aos cofres públicos. Haja vista, que só nas construções e reformas dos estádios o orçamento já estar bem acima do que fora previsto. Isso sem contabilizar a parte de infra-estrutura que serão realizadas nas cidades sede que irão receber os jogos da Copa de 2014.  
Mas, o que tem incomodado bastante não são as cifras que serão gastas nas reformas e construções de novos estádios, mas, a “boa vontade” da CBF através do seu presidente que teve a primordial idéia de presentear alguns times de futebol. Dentre os três sortudos, o Corinthians Paulista foi o que saiu ganhando mais que todos. Afinal, terá o seu estádio construído, enquanto os estádios do Internacional do RS e o Atlético do PR ganharão apenas reformas em seus respectivos estádios.
O que também tem chamado atenção foi à troca de estádio para a abertura da Copa de 2014, pois, tudo corria para que o estádio do Morumbi do São Paulo ser o indicado para abertura do evento, mas, estranhamente, depois do presidente do São Paulo anunciar o seu apoio no processo sucessório ao atual presidente do Clube dos Treze (Fábio Coff), o estádio do Morumbi foi deixado de lado. As obras para a reforma do Morumbi estavam orçadas em torno de uns trezentos milhões de reais. Mas, a entidade mãe (FIFA) juntamente com a CBF achara por melhor construir um novo estádio. A construção do estádio do Corinthians a princípio estava orçada em aproximadamente setecentos milhões de reais, mas, esse valor foi para o espaço e o rombo já ultrapassou a casa do bilhão. 
A relação da entidade maior do nosso futebol (CBF) com o clube paulista parece ser um elo muito forte. Além de presentear o clube com um estádio, o presidente da CBF também nomeou o presidente do clube paulista para presidir a delegação brasileira na Copa da África do Sul. Com término do seu mandato a frente do clube paulista, Andrés Sanchez será posto como dirigente de seleções da CBF –, realmente, o homem tem muito respaldo perante a Confederação Brasileira de Futebol.
Ah! O Corinthians não desembolsará um centavo de real de suas receitas durante a construção do seu estádio, ficando somente a cargo do dinheiro público.   
Será que foi coincidência também a festa de entrega do prêmio aos melhores do campeonato brasileiro deste ano ser realizado na cidade de São Paulo?

Areia Branca – RN, 10 de dezembro de 2011.
Glauco Araújo.

0 comentários:

Postar um comentário












NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo