Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
30 de outubro de 2018

A governadora eleita do RN, Fátima Bezerra é pedagoga e filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Atualmente é senadora pelo Rio Grande do Norte. Durante sua carreira política já foi deputada estadual do Rio Grande do Norte por dois mandatos e eleita três vezes deputada federal pelo mesmo Estado. Entrou na carreira política- após atuação no sindicato dos professores do estado. A senadora realizou trabalhos relevantes com os Institutos Técnicos Federais no RN. Ela tem uma história de luta em defesa da educação.
Nasceu em Nova Palmeira PB em 19 de maio de 1955. Filha de Severino Bezerra de Medeiros e Dona Luzia Mercês do Amaral. Transferiu-se, ainda adolescente, para Natal, no Rio Grande do Norte, onde se graduou em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tornou-se professora da rede pública na prefeitura de Natal e no governo estadual. Filiada ao PT desde 1981, elegeu-se deputada estadual do Rio Grande do Norte por dois mandatos, em 1994, com 8.347 votos, e 1998 com 30.697 votos. Em 2002 candidatou-se a deputada federal pelo Rio Grande do Norte e foi eleita com 161.875 votos, sendo reeleita em 2006, com 116.243 votos, e em 2010 com 220.355 votos (ano em que obteve a quinta melhor votação proporcional do país, além de ter alcançado a maior votação que um deputado já recebeu no Rio Grande do Norte).
Em 2014, Fátima candidatou-se a senadora pelo Rio Grande do Norte sendo eleita com 808.055 votos, o que representa 54,84% dos votos válidos, vencendo a ex-governadora Wilma de Faria do PSB de saudosa memória. Fátima Bezerra (PT) foi eleita governadora do Rio Grande do Norte em segundo turno. Ela recebeu 1.022.910 votos, ou 57,60% dos válidos. Fátima é a única mulher eleita governadora no país e teve a maior votação para o cargo na história do RN. É a primeira vez que um governador ultrapassa a barreira de um milhão de votos no estado. Fátima é a única mulher eleita governadora no país em 2018 e a terceira a ser escolhida para o cargo no estado. A carismática líder petista será a primeira governadora de origem popular da história do Estado.
Fátima prometeu fazer parcerias com as prefeituras do estado para criar mais vagas em creches. Na área de segurança, a candidata afirmou que vai valorizar os policiais, realizar concursos e equipar os agentes de segurança do estado. À governadora eleita também prometeu fazer parcerias com a iniciativa privada e ampliar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) para as micro e pequena empresa, como forma de fomento ao emprego.
A governadora eleita Fátima Bezerra (PT) venceu em 154 municípios. Dos 154 municípios onde Fátima foi a mais votada em 123 ela conquistou mais de 60% dos votos válidos. A governadora eleita venceu em 18 dos 20 maiores colégios eleitoral do Estado. A vitória da governadora eleita Fátima Bezerra interrompe um ciclo de governos das oligarquias Alves, Maia e Rosado que estão há décadas no comando do Governo do Rio Grande do Norte.
Os senadores Garibaldi Alves (MDB) e José Agripino Maia (DEM) foram casos exemplares dessa rejeição. Alves concorria à reeleição e ficou em 4º lugar, atrás do ex-governador Geraldo Melo (PSDB). A derrota de José Agripino (DEM), também foi significativa, já que ele dava como certa a eleição para deputado Federal.
Outra rejeição eleitoral emblemática foi o fracasso da candidatura à reeleição do deputado federal golpista Rogério Marinho (PSDB), relator da famigerada reforma trabalhista e ícone do “antipetismo” no RN. Rogério Marinho terminou o pleito em 12º lugar, na segunda suplência da coligação.
O PT do RN saiu fortalecido com a eleição de dois deputados estaduais, a vereadora de Mossoró, Isolda Dantas e Francisco do PT (a coligação fez três) e dois deputados federais, a vereadora de Natal, Natália Bonavides e o deputado estadual Fernando Mineiro.
"O povo do Rio Grande do Norte resolveu fazer uma mudança, comprometido em eleger uma professora de origem humilde e que, graças a Deus, tem uma trajetória política de mais de 30 anos de vida pública pautada pela seriedade e honradez. O Rio Grande do Norte elegeu a primeira governadora de origem popular. O grande protagonista disso foi o povo do Rio Grande do Norte", declarou Fátima Bezerra no primeiro discurso como governadora eleita.
“Expresso aqui meu agradecimento a Deus e ao povo do Rio Grande do Norte, que foi o grande protagonista desse processo eleitoral”, afirmou Fátima.
Abdias Duque de Abrantes – jornalista, servidor público, advogado e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate Internacional Universities

0 comentários:

Postar um comentário












NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo