13 de março de 2020
O
Ministério Público Federal (MPF) ingressou com Ação Civil Pública (ACP) em
desfavor da União e da Companhia Docas do Rio Grande do Norte – Codern para que
a Justiça Federal determine a aquisição, instalação e operacionalização de
escâner de contêiner no Porto de Natal. O MPF requer concessão de tutela
provisória de urgência, para que as providências sejam imediatas, devido aos
prejuízos econômicos e vulnerabilidade ao tráfico internacional de drogas a
partir do estado.
A
ACP se fundamenta em Inquérito Civil instaurado a partir de provocação da
Receita Federal, que chegou a suspender a Companhia Docas pela reincidência no
descumprimento de requisitos técnicos e operacionais. Segundo o MPF, houve
várias tentativas de solução administrativa, principalmente diante do cenário
de restrição orçamentária, mas não houve ação concreta das partes. Dessa forma,
“a Codern e a União Federal têm a obrigação legal de adquirir, instalar e
operacionalizar escâner de contêiner no Porto de Natal, com a urgência
necessária, a fim de otimizar a fiscalização e dificultar o tráfico
internacional de drogas no estabelecimento”.
Apenas
nos últimos 18 meses, de acordo com a imprensa, o tráfico internacional de
drogas teria movimentado mais de 15 toneladas de cocaína no Rio Grande do Norte
(isso apenas em apreensões), valendo-se especialmente das falhas estruturais e
de segurança do Porto de Natal. Uma carga de 15 toneladas tem o valor de
mercado final de US$ 1,23 bilhão de dólares americanos. Na cotação atual, o
valor de mercado da droga é R$ 6,04 bilhões. “E isso apenas da droga
apreendida”, ressalta o procurador da República Renan Paes Félix. “Se
considerarmos que para cada carga apreendida, outras conseguem passar, o valor
da movimentação financeira dessas organizações criminosas é ainda maior,
podendo chegar a cifra de dezenas de bilhões de reais”.
Prejuízos
O
procurador destaca que a ausência do escâner facilita “o fortalecimento de
organizações criminosas, aumenta a insegurança e permite o recrudescimento de
diversos outros crimes, como roubos e homicídios vinculados a disputas de
pontos de drogas por facções criminosas.”
Além
de questões de segurança, a falha estrutural no Porto de Natal causa prejuízos
à economia potiguar, que tem grande volume de exportação de produtos agrícolas,
sobretudo para a Europa. Conforme dados do Ministério da Economia, desde de
2016 o RN é o maior exportador de melão do país, foram 163 mil toneladas da
fruta em 2017. No entanto, segundo a própria Codern, com o sucateamento e a
falta de recursos da companhia, o porto tem sofrido sanções pelo descumprimento
de requisitos dos órgãos fiscalizadores e a não obtenção de licenças e
certificações.
A
ACP relata que, “em decorrência disso, o Porto de Natal vem sofrendo um
decréscimo nas suas atividades portuárias e a carga, advinda de produtos do
próprio estado, tem migrado para os portos dos estados vizinhos, ocasionando
perdas para o RN em empregos e divisas.” Em ofício, a governadora Fátima
Bezerra reiterou a gravidade da situação: “devo ressaltar que a inexistência de
escâner na estrutura portuária já trouxe diversas consequências negativas à
economia potiguar (…) é inaceitável que o Estado do Rio Grande do Norte deixe
de contar com esse importante equipamento no Porto de Natal”, afirmou.
A ACP tramita na 4ª
Vara da Justiça Federal no RN sob o número 0801667-31.2020.4.05.8400
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