20 de julho de 2017


Cuida da saúde de imagino eu que seja algo difícil pois boa parte de quem governa não gosta de investir neste setor e boa parte busca  o caminho de fecha unidades de saúde e todos tiveram a oportunidade ver as noticias dos últimos dias quando o governo do estado anunciou o fechamento de sete hospitais regionais.
Os moradores da cidade da Apodi  não ficaram acomodado com o possível fechamento do hospital daquela cidade e ontem foram as ruas se manifestarem contra tal ato.
O deputado estadual Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), esteve em Apodi para apoiar a população que foi às ruas protestar contra a possibilidade de fechamento do Hospital Regional Hélio Morais Marinho, uma unidade que atende pacientes locais e de cidades vizinhas, com cerca de 30 anos de serviços prestados à saúde pública regional.
Em discurso, Souza defendeu o diálogo entre o município e o Governo do Estado para que o hospital siga funcionando. O parlamentar entende que municipalização do hospital vai sobrecarregar a municipalidade. Paralelamente, a população terá precarização ainda maior dos serviços. Segundo ele, “esse equipamento de saúde pública atende a vários municípios, é uma população de mais de 80 mil habitantes”.
O protesto que mobilizou diversos segmentos foi em resposta ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Ministério do Trabalho e o Governo do Estado que prevê mudanças no sistema funcional de pelo menos 7 hospitais regionais, que podem se tornar Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAS´s).
Embora o governo desconverse, dizendo que “em nenhum momento foi cogitada a possibilidade de fechamento de qualquer unidade de serviço”, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) havia anunciado na semana passada, o fechamento das seguintes unidades regionais: Hospital Regional Professor Dr. Getúlio de Oliveira Sales, em Canguaretama; Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira, em Caraúbas; Hospital Regional de João Câmara; Hospital Regional Dr. Odilon Guedes, em Acari; Hospital Regional de São Paulo do Potengi; Hospital Regional de Angicos; e Hospital Regional de Apodi, que funcionariam como UPAS´s ou UBS´s.

0 comentários:

Postar um comentário












NOTÍCIA CRISTÃ

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Arquivo