15 de março de 2020

Eclesiástico 11:2;
 Reparte com sete e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.
Chegamos agora ao número “8”. Este número é mencionado 80 vezes na Bíblia. Em hebraico é Sh'moneh da raiz Shah’meyn, engordar, cobrir de gordura, superabundar. Como substantivo indica “fertilidade superabundante”, “óleo”, etc.
E como numeral é o número superabundante. Como o sete foi assim chamado pelo fato do sétimo dia ser o da conclusão e descanso, o oito como o oitavo dia, estava acima deste número perfeito, e foi o primeiro de um novo período. Ele representa assim dois números em um único, o primeiro e o oitavo.
No que se refere ao primeiro período, ele representa a “ressurreição” porque a velha ordem das coisas terminou, um novo número surge então para tipificar a vida saída da morte que nada significa senão “ressurreição”. Além disso, no que concerne à qualidade dessa vida ressurreta, 8 = 7 + 1 fala de algo mais do que perfeito. Se observarmos o segundo período depois do sete, então o número oito expressa o que é novo em contraste com o velho que foi agora eliminado, indicando que a série anterior se completou.
 Trata-se do selo da nova aliança, da nova criação, caracterizando-as dessa forma.
Em resumo, o número oito é o número especialmente associado com a “Ressurreição” e a “Regeneração”, e com o começo de uma nova era ou ordem.
Cristo ressurgiu dos mortos “no primeiro dia da semana”, que necessariamente foi o oitavo dia. É notável que a Bíblia contenha o registro de outras oito ressurreições individuais além das do Senhor e dos santos. Quando a terra estava coberta pelo dilúvio, Noé foi a “oitava pessoa” (2 Pe 2.5) que pisou na terra a fim de dar início a uma nova ordem de coisas. “Oito pessoas” (1 Pe 3.20) passaram com ele para o novo mundo regenerado. Essas oito almas foram salvas e ressuscitadas na arca que é um tipo de Cristo.
A circuncisão das crianças do sexo masculino em Israel é uma sombra da verdadeira circuncisão do coração, que deveria ser feita sem o “intermédio de mãos, mas no despojamento da carne, que é a circuncisão de Cristo (Cl 2.11). O filho varão era circuncidado no oitavo dia. O oito é ligado assim à nova criação.
O primogênito devia ser dado ao Senhor no oitavo dia neste tipo isto significa que a nossa consagração é sempre suposta como sendo feita na base da ressurreição. Nesta conformidade, vemos que Arão e seus filhos foram consagrados durante sete dias e começaram o seu ministério no oitavo dia (Lv 8.31-36).
Desde que Cristo é o “primogênito de entre os mortos, em todas as coisas ter a primazia! (Cl 1.18), o número oito também está ligado ao Senhorio e Soberania de Jesus Cristo.
Diácono Rerison Brazão:

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